O PREÇO DA SEPARAÇÃO

Sair de uma relação tem muitos custos. Os custos emocionais e os financeiros. Muitas vezes ouvimos dizer: 

Se eu tivesse condições ia-me embora! 

Se não fosse o dinheiro eu ia à minha vida!

E não são poucos os casais que se mantém juntos devido a este tipo de compromisso. 

Depois há as questões emocionais, o sentimento de fracasso, o sonho que não se conseguiu cumprir, as mudanças que acontecem no pós divórcio e que eram as que gostávamos terem existido ainda juntos.

Como viver esta decisão? Como assumir a separação com paz e sem dúvidas?

Na terapia de casal sinto muitas vezes que os casais vêm às sessões com esperança de que eu consiga mantê-los juntos. De que eu os faça “ressuscitar”, mas isso nem sempre é possível. Aliás, a terapia pode até acentuar a sensação de impossibilidade. 

“Nós sentimos que ficamos piores depois das nossas sessões”

Essa sensação resulta do tempo que finalmente tiraram para conversar, para falar de si e do que sentem. No dia a dia sentem que estão “mal” mas raramente conversam sobre isso. Em sessão tudo se torna mais óbvio.

E então surge o receio de ter que tomar decisões…afinal a terapia não serviu de nada…mas serviu, serviu pelo facto de ter esclarecido e ter permitido mostrar caminhos. Caminhos que não eram os desejados e caminhos que não se queria seguir, mas que se tornaram inevitáveis. Existe uma tomada de consciência e ficam a saber o que cada um pensa.

Há dor? Sem dúvida…nenhum caminho o pode evitar, mas estarmos juntos nesta dimensão alivia e torna possível ter esperança.

Fotografia de Helena Almeida

Alexandra Alvarez, a vossa terapeuta de casal. Contacto: 911 846427.

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: