Hesito: Devo ir à consulta?

borboleta1

A primeira hesitação na ida à consulta é sobre o que se irá passar. Falar de nós e deles, os que vivem connosco, não é fácil, sobretudo na presença dos ditos, ainda por cima com a certeza de que vamos ouvir e sentir coisas que nos podem magoar e causar desconforto, na presença de estranhos, no caso a terapeuta!

No entanto, da experiência que tenho, do espaço sentido inicialmente como hostil, nasce a sensação de ser um espaço em que é possível falar de desconfortos de forma construtiva. E descobre-se ainda que a terapeuta não está interessada em julgar, nem tão pouco é esse o seu papel, nem que se repitam as habituais discussões. Afinal o seu interesse é criar novas oportunidades para o que habitualmente não conseguimos dizer entre nós.

Percebemos que quem sabe a nossa história somos nós mesmos, a terapeuta também só vai saber o que lhe entendermos contar. O nervosismo pode fazer parte, sentir borboletas na barriga, o tal frio no estômago, mas depressa percebemos que a profissional lida com muita facilidade com as nossas angustias e receios, não fica surpreendida com nada e respeita tudo o que acontece connosco.

Claro, não somos a primeira família que ela atende, este é o seu dia a dia, reconstruir histórias de dor em histórias suportáveis, e com o tempo, em histórias desejadas.

Afinal não nos é perguntado nada que não saibamos responder, aliás sabemos responder a tudo e até todos temos uma opinião sobre cada tema, o que também desconhecíamos. Chegámos a pensar que o nosso filho mais novo se iria fatigar, mas não, mostrou-se colaborante e até nos surpreendeu com algumas observações que fez.

Não é assim tão difícil, tudo o que sente, teme e pensa é legitimo, mas permita-se ocupar a sua cadeira e verá que é surpreendido, e as borboletas depressa começam a esvoaçar pela sala, pois também elas estavam aprisionadas em tanta tensão.

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar, Parental e Conjugal

Consultas de 2ª a sábado após as 17h nos dias úteis, e manhãs de sábado. Faça o seu agendamento pelo TM 911 846 427. Clinica Biuti, em Alvalade.

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: