Terapia de casal, é assim…

cropped-mc3a3e_galobomA terapia de casal é uma oportunidade de encontro entre duas pessoas que estando em relação amorosa e intima por algum acaso se desencontraram.

A terapia de casal muitas vezes tem a arte de ensinar cada parceiro a dizer o que sente e a ouvir o que o outro tem para dizer.

Identificamos em conjunto quais as mudanças que são desejadas pelo casal,

para que um mude o outro também tem que mudar.

Os fatores familiares e intergeracionais também são tidos em conta pois o casal insere-se no sistema familiar e constrói-se e reconstrói-se no mesmo, e nas interações que aí acontecem.

Nas sessões importa perceber o que cada parceiro pensa do outro, a noção que cada um tem de si e da sua posição no casal e também, e muito importante, a perceção que cada elemento tem do outro.

Encontrar solução para as dificuldades sentidas é um tópico de elevado interesse, não nos vamos concentrar muito no passado nem no que aconteceu, mas estas são experiências do casal que nos vão permitir pensar no “como queremos estar no futuro”.

Apresentaçãoterapia casal

Esther Perell, uma terapeuta que tem desenvolvido grande parte da sua intervenção com casais, refere algo que me faz muito sentido, na vida atual é natural que cada pessoa refaça a sua vida e o seu casamento, mas o interessante é que muitas destas pessoas fazem-no com o parceiro de sempre, e é esta a possibilidade que também se oferece na terapia de casal:

como viver uma NOVA RELAÇÃO no casamento de sempre, com o parceiro de sempre?

 

Não deixe de aproveitar os benefícios da terapia de casal, sei que existem mitos, vergonhas, receios de falar da vida privada, mas acredite que as sessões são passadas num ambiente de grande respeito e um forte desejo de ser útil às vossas preocupações.

 

Alexandra Alvarez, terapeuta de casal

%d bloggers like this: