No pós férias tudo acontece. Como se o ciclo de vida das famílias se tenha desenrolado nesse período único, esquecendo que foi no ano que decorreu desde as últimas férias que tudo se perspectivou e foi acontecendo.
Chegados a este (re)começo surgem momentos de alegria, outros de nostalgia, outros ainda de apreensão, e muitas, muitas mais emoções… são os primeiros dias de creche dos bebés, são os bebés que mudaram de sala, os primeiros dias de aulas, as entradas para as faculdades, os novos trabalhos, as mudanças de trabalho, as casas que se trocaram, as finanças que se reorganizam, os casais que se juntaram, as novas famílias que se formaram, os que passaram a viver sozinhos, os que vão mudar a geografia das suas vidas e tantas situações que nos remetem para o sentido da vida, que nos fazem querer aproveitar todos os momentos da melhor forma possível e valorizar cada acontecimento.
As famílias são estes “entra e sai”, e essa dinâmica exige muita segurança, confiança e amor. Dos mais velhos aos mais novos todos se adaptam às circunstâncias com graus de dificuldade e ansiedade eventualmente diferentes, mas a todos cabe gerir estas mesmas circunstâncias com serenidade e cuidado.

Todos os setembros que começam trazem consigo uma sequência de meses que abrem portas a muitos ciclos. Semana a semana parece que tudo é rotina é muito pouco vai acontecendo, mas não é verdade. Tudo o que se foi fazendo mostra os seus resultados nesta altura, e dá-se como que um amadurecimento das famílias .
Na realidade os meses de setembro é que deviam ser os janeiros das nossas vidas.
Nesse sentido coloquem todo o vosso empenho e entusiasmo neste (re)começo pois é mais uma etapa nesta longa caminhada que é a vida. Simbolicamente abrem-se novos ciclos que nos conduzem no significado que queremos para a nossa caminhada e para a da nossa família.
Amem-se, ajustem-se e apoiem-se, sobretudo comunicando sobre o que sentem.
Alexandra Alvarez, a vossa terapeuta familiar e de casal.