O casamento dos outros é muito melhor?

A nossa percepção do nosso próprio casamento acaba por estar dependente da nossa imagem mental de como os casamentos em geral tendem a ser.  Somos naturalmente muito dados a comparações e sem dúvida que muito mais severos na análise que fazemos de nós próprios.  Nós conhecemos o nosso próprio casamento por dentro, na sua singularidade, enquanto que do casamento dos outros temos uma imagem fortemente editada, limitada e higienizada. 

Os outros casais contactam connosco principalmente em situações sociais, onde o grau de polidez é a norma, e o bom humor e boa disposição acontecem.  Já nós temos consciência das nossas próprias tristezas e dores: os silêncios frios, as críticas duras, as explosões furiosas, os episódios de batidas de portas, as denúncias amargas , as decepções sexuais e os momentos de solidão dolorosa no quarto. 

Compreende-se que é fácil chegarmos à conclusão de que nosso próprio casamento é singularmente amaldiçoado e muito mais sombrio e doloroso do que o normal. 

Em momentos de angústia chegamos a lançar uma acusação ao nosso cônjuge ”ninguém merece isto”.

Ajuda muito sermos mais precisos e concretos sobre como são os casamentos de outras pessoas, não por intromissão mas por partilha e aprendizagem.

O casamento é um projeto difícil e com diversas contrariedades, assim, é fundamental sentirmos que não estamos sós nessa tarefa  e que conversar com outros casais, sobretudo mais velhos, pode ser util para deslindar estes misterio que nos leva a acreditar que só o nosso casamento é dificil e que só nós somos incompativeis. Se pudéssemos ver adequadamente o que se passa nos outros casamentos constatavamos que a nossa realidade é a de praticamente qualquer casamento.

Assim temos uma conclusão surpreendente e bastante animadora: o nosso próprio casamento é realmente muito bom e muito normal  

artigo inspirado em materiais da School of Life.

Alexandra Alvarez, a vossa Terapeuta de Casal. Contacto: 911 846 427

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: