As nossa sessões de terapia familiar são um espaço de conversa que facilita a escuta e o entendimento. As minhas questões servem para pensarmos em novas possibilidades e significados para o que estão todos a sentir, pois as respostas que cada um dá desvendam novas situações, algumas nenhum de vocês fazia ideia serem possíveis.
Não há duvida que “é a conversar que a gente se entende”, e para isso é preciso ter tempo, é preciso que todos estejam disponíveis para dar um pouco do seu tempo para esta conversa. Uma conversa que é diferente, tem um terapeuta, no caso eu, que medeia a ”conversa” e onde vocês sentem que é possível serem ouvidos e ouvirem. Ouvir no sentido de escutar.
Este tempo que dedicam a conversar sobre vocês é uma lufada de ar fresco na relação, não sabendo no que vai resultar é sempre um espaço de reflexão que facilita a mudança.
Importa saber que a sessão não se esgota na hora de trabalho em que estão comigo, pois a terapia vai convosco, fica convosco, pois o que falamos na sessão “vai visitar-vos” várias vezes.
“A falar é que a gente se entende” e desenvolve a empatia pelo outro, tentando perceber as suas dores e entenda o que o outro pensa e sente.
As sessões são feitas na presença de todos, e cada um expressa o que sente e que mudança quer ver acontecer.
A terapia familiar não é para loucos ou perturbados é para qualquer família ou casal que quer melhorar o seu relacionamento e fortalecer os seus laços. É uma oportunidade de auto conhecimento e também de se falar abertamente e sem julgamento daquilo que se acha.
Se sente que estas sessões o podem ajudar eu estou aqui!
Alexandra Alvarez, a vossa Terapeuta Familiar.