Antes e depois da Gravidez

Hoje celebra-se o dia da grávida e sabendo eu que esta é uma fase marcante na vida dos futuros pais, e casal em si mesmo, decidi partilhar 5 tópicos que me parecem fundamentais não descurar: as alterações de humor, o acompanhamento pré-natal, a vida intima do casal, planear a chegada do bebé e tempo para o casal e tempo individual. Então vejamos:

1 – Alterações de humor – A fase da gravidez embora sendo de felicidade pela nova vida tão desejada também vai trazer inseguranças e fragilidades. A grávida vê o seu corpo alterar-se e existem momentos em que se vai confrontar com medo, medo do parto, medo de não ser capaz de “dar conta do recado”, medo do seu corpo não voltar ao que era, medos…medos…

É sem dúvida uma fase em que a sua sensibilidade pode estar à flor da pele e que precisa de apoio do seu par e da família e amigos. É muito importante ter com quem partilhar todas as sua emoções. Assim, a insegurança, ansiedade e preocupação acabam por estar presentes ao longo da gravidez. Contar com isso, e saber que é natural, dá-nos uma sensação de descanso que desagrava os sintomas.

2 – Acompanhamento pré-natal – Atualmente, de uma forma geral, os casais procuram acompanhamento para a sua gravidez desde o inicio, e tal acompanhamento é fundamental. As consultas e exames são muito importantes e a “mamã” beneficia muito se o seu par a puder acompanhar em todos os passos. Estarem ambos a assistir a todas as indicações e a viver todos os momentos ajuda todo o processo.

3 – Vida Intima – O casal pode manter a sua intimidade ao longo deste período desde que seja confortável para os dois e não exista nenhuma condição clinica para que tal não aconteça. Manter a intimidade significa que mantêm a sua proximidade e troca afetiva, não sendo a gravidez fator dessa alteração na vida conjugal. Nesta fase em que a mulher pode não se sentir tão atraente, sentir-se desejada pode ter um significado muito importante na aceitação das alterações do seu corpo.

4 – Planear a chegada do bebé – Conversar com o companheiro sobre as dúvidas que existem e de que modo imaginam que as rotinas se têm que ajustar é muito importante, pois este planeamento facilita a conversa sobre o que o casal pensa e entende sobre determinadas decisões que vão ser tomadas. Um bebé vai exigir muito do casal e é importante que as questões relativas à sua educação sejam conversadas com antecedência, nomeadamente, horário das refeições, quando deixar de amamentar à noite, onde dorme o bebé e até quando, com quem pode ficar além dos pais, entre outras.

5 – Tempo para o casal e tempo individual – Será fundamental que exista tempo para o casal tanto ao longo da gravidez como após o nascimento da criança. O aleitamento pode ser contornado preparando previamente os biberons e tendo o recurso a um baby sitting de familiares /amigos o de serviços especializados. Os filhos precisam de pais que se amam e cuidam. Paralelamente os pais também precisam de tempo para si, por isso ambos devem saber cuidar do filhos e saber decidir sobre qualquer questão, sendo fundamental que ambos os pais confiem no desempenho do outro.

Vai ser difícil? Certamente que sim, uma nova etapa e novos papeis que exigem coisas diferentes de cada um, mas com compreensão e aceitação tudo se supera.

Estes são 5 tópicos fundamentais para uma gravidez e pós gravidez com equilíbrio e harmonia. A confiança do casal alimenta-se das conversas que vão existindo e do acompanhamento que ambos dão a todo o processo.

Em consulta podemos sempre falar sobre isso!

Alexandra Alvarez, a vossa terapeuta familiar.

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: