Ser e Estar…

A importância de sabermos distinguir entre SER e ESTAR.

O SER supõe que faz parte de nós, é o que somos, significa uma característica habitual em nós. O ESTAR supõe temporalidade, é um estado ou condição momentâneo.

É frequente que nos possamos referir a alguém de quem nos queixamos dizendo que a pessoa está isto, ou está aquilo, e que não, nem sempre é assim, depende das circunstâncias:

Foi com o envelhecer,

Foi com o chumbo no exame,

Foi com qualquer coisa….


Como podemos aprender a lidar com esses momentos? Pensar na pessoa com aquilo que ela é pode ajudar, mas não é fácil pois todos conhecemos alguém em que o ESTAR passou a ser o SER.

Importa perceber o que origina a mudança de atitude ou de comportamento. Algumas situações podem ser evitadas, mas tem que ser um esforço de todos e temos que falar sobre isso. O que incomoda quem é porquê, o que se pode evitar, como podemos facilitar.

Mas este SER e ESTAR por vezes confundem-se, torna-se difícil de perceber e aceitar, aborrece porque já sentimos que são mais às vezes que a pessoa está qualquer coisa do que é como a conhecemos…

No final devemos ter presentes que somos o que SOMOS, não o que momentaneamente ESTAMOS, pelo que trabalhar na construção e entendimento é fundamental.

Alexandra Alvarez, a vossa Terapeuta Familiar.

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: