O Humor é um ingrediente muito importante nas relações. Umas vezes porque nos descontrai, outras porque se o utilizarmos para dizer as verdades pode ser menos agressivo para quem nos ouve.
O humor é muito importante nos relacionamentos, e na forma de nos comunicarmos com o outro, sobretudo se for um humor com amor.
E aí reside o segredo, pois muitas vezes o humor é utilizado não com o propósito de suavizar algo que queiramos comunicar, mas antes como forma de irritar ou criticar os outros.
Em família ou em casal muitas vezes precisamos de dizer o que sentimos, ou o que achamos importante, mas dizê-lo com um tom sério ou de “reprimenda” não é gentil e até pode ser negativo.
Quem ouve pode sentir-se atacado ou diminuído e isso faz com que se feche ao que estamos a comunicar. Outras vezes, foi mesmo nosso propósito atacar ou rebaixar.
O humor é de facto um ingrediente essencial nas relações, mas é necessário saber utilizá-lo e perceber se o outro tem abertura para rir e acolher a “graça”.
Utilizar o humor é uma habilidade social que para uns é natural, e para outros tem que ser treinada, mas sem dúvida que facilita a interação entre as pessoas, e possibilita a critica de uma forma construtiva, ajuda a superar momentos mais constrangedores e ultrapassa as barreiras que possam existir.
O confronto e a discussão podem ser evitados com o humor. Mas também pode ser um ingrediente negativo se for utilizado com sarcasmo ou ironia, pois podem ofender o outro.
Eu estou a referir-me ao humor que possibilita o riso e o reforço da cumplicidade, o humor que nos deixa leve e nos faz soltar uma gargalhada.
O gargalhar pode ser uma boa forma de falar do que custa a uns dizer e a outros escutar!
Alexandra Alvarez, a vossa terapeuta familiar.