O Humor nas relações.

O Humor é um ingrediente muito importante nas relações. Umas vezes porque nos descontrai, outras porque se o utilizarmos para dizer as verdades pode ser menos agressivo para quem nos ouve.

O humor é muito importante nos relacionamentos, e na forma de nos comunicarmos com o outro, sobretudo se for um humor com amor.

E aí reside o segredo, pois muitas vezes o humor é utilizado não com o propósito de suavizar algo que queiramos comunicar, mas antes como forma de irritar ou criticar os outros.

Em família ou em casal muitas vezes precisamos de dizer o que sentimos, ou o que achamos importante, mas dizê-lo com um tom sério ou de “reprimenda” não é gentil e até pode ser negativo.

Quem ouve pode sentir-se atacado ou diminuído e isso faz com que se feche ao que estamos a comunicar. Outras vezes, foi mesmo nosso propósito atacar ou rebaixar.

O humor é de facto um ingrediente essencial nas relações, mas é necessário saber utilizá-lo e perceber se o outro tem abertura para rir e acolher a “graça”.

Utilizar o humor é uma habilidade social que para uns é natural, e para outros tem que ser treinada, mas sem dúvida que facilita a interação entre as pessoas, e possibilita a critica de uma forma construtiva, ajuda a superar momentos mais constrangedores e ultrapassa as barreiras que possam existir.

O confronto e a discussão podem ser evitados com o humor. Mas também pode ser um ingrediente negativo se for utilizado com sarcasmo ou ironia, pois podem ofender o outro.

Eu estou a referir-me ao humor que possibilita o riso e o reforço da cumplicidade, o humor que nos deixa leve e nos faz soltar uma gargalhada.

O gargalhar pode ser uma boa forma de falar do que custa a uns dizer e a outros escutar!

Alexandra Alvarez, a vossa terapeuta familiar.

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: