Só “estar” aqui é bom!

Gosto de saber quais os aspetos positivos que as pessoas encontram na vinda às consultas. O que sentem que melhora? O que acontece após estarmos em consulta.

E a simplicidade das respostas é muitas vezes tranquilizadora para mim: Só estar aqui é bom!

Só estar aqui na consulta, é sentido como um ganho. Uns porque não se recordam a ultima vez em que se sentaram juntos para falar de si, outros porque sentem que estão a “trabalhar” para um objetivo comum, e muitas razões mais existem…

Quando penso nessa simplicidade que é muito além daquilo que eu própria enquanto terapeuta possa imaginar, penso em simultâneo em tudo o que as relações vão perdendo com o passar dos tempos. Penso em como deixamos que muito do que aconteceu num passado recente seja isso mesmo: passado. Penso em como é difícil manter entusiasmos, “chamas”, programas, intimidade e afetos ativos a tempo inteiro se não nos focarmos nisso.

Qualquer desatenção, resulta em menos investimento, e menos investimento é menos qualidade de relação.

Então sim, quando nos reencontramos, nem que seja no espaço de uma consulta, só estar “aqui” é bom. Só estar, um só que de só tem muito pouco pelo que representa na reconstrução de uma relação.

Estar na consulta significa conciliar agendas, dar tempo para a família ser melhor, significa querer cuidar, significa empenho, empatia pelo sofrimento maior de uns, é querer dar de nós. Estar na consulta é disponibilidade, significa que nos organizamos para um ESTAR que significa SER.

A família sente esperança e sente ganhos nas partilhas que encorajam este trilho conjunto.

Alexandra Alvarez, a vossa terapeuta familiar.

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: