Satisfação sexual. De que depende?

Podemos considerar a comunicação do casal e o amor como duas variáveis que mais contribuem para um relacionamento conjugal satisfatório, e por consequência para uma maior satisfação sexual.

Assim, quanto menor for a satisfação conjugal, maior a probabilidade de existir insatisfação sexual.

Ou seja, a satisfação sexual não depende apenas de satisfação com fatores relacionados com o sexo, depende de outros fatores na e da relação.

Só procuramos o outro se estivermos satisfeitos com ele no seu todo, no geral. Temos de nos sentir bem com o outro para o procurarmos e querermos estar próximos e íntimos.

A satisfação conjugal é alcançada quando nos sentimos validados pelo nosso par, e quando sentimos que o nosso funcionamento a dois é gratificante, ou seja, sentimo-nos reconhecidos e admirados e sentimos qualidade na nossa relação e no que fazemos e temos em comum.

É este ter em comum que possibilita que exista intimidade emocional e segurança.

É comum que os casais me tragam a “notícia” de que quando se zangam se afastam da intimidade, não fazem sexo, e podem levar vários dias, semanas ou mais, a recuperar esses momentos de entrega e de relação na sexualidade.

“E o que é que a nossa discussão de há duas semanas tem a ver para o não sexo hoje?”

Tem, tem tudo a ver porque as nossas relações se constroem de tudo, e são esse tudo!

Quando algum sente insatisfação na relação acaba por se afastar, por não procurar o outro, e se não se falar sobre isso, corre-se o risco de se caminhar de insatisfação em insatisfação e a sexualidade fica arredada da relação à espera de dias melhores.

A satisfação sexual depende da gratificação que o casal sente na vida diária, no seu quotidiano, e na forma como comunicam sobre as suas emoções.

Alexandra Alvarez, a vossa terapeuta familiar de de casal.

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: