Na maioria das vezes pensa-se em terapia de casal como uma terapia que pode ajudar o casal num momento difícil da sua relação. Quando o casal sente que o seu relacionamento está a falhar.
E de facto, esta terapia é a maior ferramenta que pode ajudar a impedir que isso aconteça.
Mas sem dúvida que a terapia de casal pode ser um recurso preventivo, para os casais que querem prevenir uma crise profunda na sua relação. Sentindo que há diferenças que os levam a confrontos dolorosos, pensam em apoiar-se no espaço da terapia, e no terapeuta como facilitado do processo.
O espaço da terapia passa a ser sentido como um espaço mágico porque se torna um espaço seguro para discutir questões que, quando tratadas apenas pelo casal, podem tornar-se em mau humor e recriminação. A sensação de que não somos ouvidos há muito tempo impede de ouvir o outro.
Para além disso, o casal que está em terapia, quando as crises se aproximam tende a recorrer mentalmente às sessões, como ponto de apoio, e relembrando o que se fala tenta alterar o seu comportamento com vista à conciliação.
O terapeuta facilita a participação de cada um, e que cada pessoa consiga dizer o que sente, simpatizando com ambas as partes, sem tomar nenhuma delas, sendo imparcial.
A terapia torna-se um canal diplomático seguro, longe da atmosfera conflituosa da vida doméstica.
O terapeuta pode ajudar o casal a ver que por trás da raiva de uma pessoa muitas vezes está a dor e uma história de desespero. Ou pode tornar alguém ciente de como é receber um silêncio hostil ou uma inquisição controladora.
A voz gentil e sábia do terapeuta começa a ser adotada pelo casal, que começa a intuir o que ele diria em determinada situação, e assim, mesmo sem o terapeuta passa a ser possível que em momentos de crise comecem a ser ditas coisas importantes e gentis entre o casal.
Quem faz terapia fica mais capacitado para a relação e para adotar comportamentos e atitudes construtivas. Começa a ser mais fácil colocar-se no lugar do outro e ser empático com o seu sofrimento, desejando adotar atitudes que facilitem a conciliação.
Artigo inspirado em materiais da School of Life.
Alexandra Alvarez, a sua Terapeuta Familiar e de Casal.
Contactos: 911 846 427 I trilhosfamiliares@gmail.com