SER UM BOM ALUNO – o amor é um lugar para ensinar

Hoje falamos da importância de também sermos bons alunos. 

Alguém que nos ama não tem que aprovar tudo em nós. Pretender ou supor isso é loucura. Há sempre partes em nós que não agradam ao nosso par, e vice-versa. Quem ama, ama pelo que somos, com virtudes mas também com defeitos, mas acaba por querer melhorar esses defeitos em nós.

Muitas vezes reagimos mal a uma chamada de atenção, sentimos-nos atacados e diminuídos sempre que o outro menciona algo em nós que considera inconveniente. Sentimos que essa pedagogia seria desnecessária, e fechamos-nos à “instrução”, reagindo muitas vezes com sarcasmo ou “tirando da cartola” comportamentos do outro para a troca…

Seria muito mais fácil se conseguíssemos ver nessas indicações não uma critica ou um menosprezo, mas antes um reparo que tendencialmente nos ajuda a sermos melhor, daí a importância de conseguirmos “ser um bom aluno”.

Não temos que entender que se trata de uma agressão à nossa pessoa mas antes entender que é uma indicação de alguém que nos ama e que se preocupa connosco.

Os nossos amigos não são tão exigentes com os nossos defeitos porque não estão connosco a tempo inteiro, mas para os nossos companheiros essas pequenas ou grandes falhas podem criar entorpecimentos na relação pelo que representam e trazem para o próprio.

Afinal o amor é também um lugar para ensinar.

Artigo inspirado em materiais da School of Life.

Alexandra Alvarez I Contatos: 911 846 427 

email: trilhosfamiliares@gmail.com

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: