SER UM BOM PROFESSOR – o amor é um lugar para aprender.

Embora não sendo evidente,  um bom casamento depende da disponibilidade de cada um para ser um Bom Professor do outro.

Existem muitas coisas que o outro precisa aprender sobre nós, e não há ninguém melhor do que nós para fazer esse trabalho.

Ensinar o nosso amante sobre os detalhes da nossa essência, do que gostamos mais e do que gostamos menos.

E este ensinar é como todo o ensino, tem que ser com amor e compaixão. E o grande problema é que a maioria  das vezes estamos a ensinar o nosso amante a saber mais de nós num clima de discussão, tonando-nos assim num péssimo professor.

Ficamos em pânico a achar que o nosso companheiro nunca nós vai conhecer, nem agradar, irritamo-nos porque precisamos que ele aprenda e já a lidar connosco, achámos que casámos com a pessoa errada.

Escolhemos os piores momentos possíveis para ser professores, usamos um tom de voz desadequado, perdemos a calma e enfatizamos todas as piores situações.

No entanto não nos apercebemos disso, não entendemos que essa fúria torna difícil comunicar o que sentimos , e o entendimento do outro fica contaminado pela nossa raiva.

Ensinar é uma habilidade.  Requer paciência, capacidade de se colocar no lugar do outro e bom humor, o que ajuda  a pessoa no papel de aluno.  

Nunca devemos ter vergonha de instruir ou de precisar de instrução.  A única falha é rejeitar a oportunidade de aprender. 

O amor é nutritivo, e ajuda as  pessoas a atingir o seu pleno potencial. Quem fica no papel de aluno deve escutar para aprender, e não querer justificar as falhas.

O amor pode e às vezes deve ser uma sala de aula. Que bom quando alguém nos ensina e guia nos caminhos do amor e nos ajuda a sermos melhores pessoas. 

Nota: Texto inspirado em materiais da School of Life.

Alexandra Alvarez I Contatos: 911 846 427 

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: