ESTAMOS ANSIOSOS COM A ANSIEDADE DELA

Luís e Anabela não conseguem entender o que se passa com a filha Elsa, de 15 anos.

Aluna aplicada desde o seu 1’ ano, com amigos e divertida, este ano tem vindo a mudar.

Sempre que tem um acontecimento diferente da rotina, seja ir à praia com amigos, conhecer alguém de novo, ir a um local desconhecido, os pais aperceberam-se que a Elsa ganha insónias e fica reservada e pensativa.

Alexandra Alvarez

A partir da altura em que deixou de ir à escola pelos motivos da pandemia, sentiram que  a filha também estava a fechar-se, e hoje ainda tem dificuldades em lidar com as saídas de casa e com locais muito frequentados, ainda que seja explicado que as medidas estão menos restritivas.

As notícias que ouve e vê e o seu sentimento de impotência para lidar com elas também tem contribuído para o seu mal estar.

Luís e Anabela conseguiram identificar estes sinais na filha, falaram com ela, e a Elsa contou-lhes que o que sente é ansiedade. A própria Elsa identificou outros jovens, alguns são figuras públicas, como atores e cantores, que estão a sentir o mesmo.

Como é importante que exista esta possibilidade das famílias falarem. Muitos jovens podem estar a sentir o mesmo, mas não conseguem falar sobre isso, nem perceber o que se passa consigo. A ansiedade desenvolve aumento do stress, sentimento de estados de alerta, pensamentos negativos e exagerados, e uma forte auto crítica e exigência.

Além destes sintomas existem ainda os sintomas físicos: dores de cabeça, insónias, tensão, entre outros.

Para os pais nem sempre é fácil perceber o que se está a passar, por isso, conversar com os filhos é tão importante, tal como estar atento, pois a adolescência é um ciclo de vida em que existem muitas outras alterações no contacto com os adultos e tal pode impedir de identificar estes sintomas de ansiedade.

A Terapia Familiar pode ajudar a que jovens como a Elsa consigam abrir-se e falar sobre os seus sentimentos, impedindo futuros agravamentos do seu estado emocional.

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar e de Casal I 📲 911 846 427

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: