Troca de papeis na família.

Muitas vezes nas famílias ocorrem trocas de papeis.

Filhos que passam a desempenhar o papel de pais, pais que passam a desempenhar o papel de filhos, avós que são chamados a ser pais dos netos, tios que passam a ser pais, e um sem número de trocas mais…

Esta troca pode acontecer por circunstâncias várias, entre outras, por morte de alguém, por doença, por comportamentos desadequados dos responsáveis e até por questões financeiras. Mas esta troca traz mágoas, cansaços, descrenças. Sempre que isto acontece há filhos que não puderam ser crianças/adolescentes, há avós que não podem saborear o seu envelhecimento, há tios que não podem seguir as suas vidas. Sempre que a troca acontece os que passam a ser cuidadores têm ganhos mas também têm perdas.

Em todo o caso, das situações que acompanho acabo por perceber que foi uma qualquer incapacidade que não permitiu que cada um desempenhasse o seu papel.

Não mencionando os casos em que a circunstância foi a perda de algum familiar, o não saber fazer melhor, muitas vezes é a base que torna a troca imperativa, a incapacidade de fazer diferente, o não conseguir fazer mais.

Mas para quem tem que substituir isto nem sempre se consegue sentir ou pensar. Atribui-se a uma falha de alguém, a uma irresponsabilidade, a comportamentos desadequados, mas muitas vezes foi o não saber ser e fazer diferente.

Numa família esta troca de papeis nasce da necessidade de que exista um responsável, um provedor, aquele ou aqueles em que os outros se podem apoiar. E esta é uma solidariedade genuína, enraizada no amor e nos laços familiares.

Não é feito para reconhecimento, é feito pelo reconhecimento que alguém tem que ocupar esse papel, que muitas vezes é o papel principal.

E nas sessões de terapia familiar isto é muito sentido, alguém, fez porque alguém tinha que fazer, e que tinha que fazer não o estava a conseguir!

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar e de Casal I Contacto 911 846 427

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: