
A Terapeuta Esther Perell propõe um exercício que ajuda a reflectir nas palavras Desejo e Amor. Nos diferentes sentimento que ambas significam para si e na conexão com o seu par.
Numa folha em branco crie duas colunas, numa escreve a palavra desejo e noutra a palavra amor;
De seguida a proposta é preencher ambas as colunas. Comece pela primeira coluna. Pensando na palavra desejo preencha com o os sentimentos que a palavra lhe sugere: "quando penso em sexo, eu penso em ...", "quando pensa na intimidade com o meu par penso em ...", "quando penso em desejo penso em ...".
Depois preencha a segunda coluna, fazendo o mesmo exercício mas para a palavra amor.
Desafie o seu par a fazer o mesmo exercício.
Como foram os resultados? Desejo e Amor são diferentes para si? E para o seu par?
Da experiência que tenho as pessoas de facto sentem que desejo e amor são diferentes. Desejo é associado a palavras como “paixão”, “prazer”, “excitação”. Amor é associado a palavras como “conforto”, “proteção”, “estabilidade”.
Estes tópicos ajudam a entender o significado real das palavras para si. Feita esta reflexão é interessante conversar com o seu par sobre estes aspetos, e sobre a eventual diferença de sentimentos relativamente a cada uma delas. Esta abordagem vai ajudar-vos no vosso entendimento. Amor e desejo. Uma reflexão que em conjunto pode “abrir portas” na vossa relação.
Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar I Contacto: 911 846 427