
Treinar relações é a possibilidade que a terapia familiar e de casal oferece.
A família fala sobre o que pretende melhorar , e em conjunto, eu e família vamos percebendo quais as áreas da relação que têm que ser melhoradas, e cada um vai disponibilizando recursos internos para essa conquista de melhoria.
Comparo muito ao treino físico. Quando se pretende melhorar a forma física, geralmente é com base nas evidências do corpo que se decide o que se quer atingir: menos barriga, tonificação, perder peso, entre outras …
a ida ao ginásio surge como um apoio especializado para atingir resultados através de exercícios específicos, alterações de rotinas, alterações alimentares, entre outras que o personal trainer vai dando.
Nas relações familiares e de casal passa-se o mesmo. Todos sentem o mal estar, com base nas evidiencias da relação e identificam o que gostavam que fosse alterado: mais comunicação, menos discussões, mais tempo com atividades conjuntas, mais respeito, entre outras …
e a ida às consultas de terapia familiar surge como um apoio igualmente especializado para atingir resultados através de uma conversação entre todos, partilha de sentimentos e mal estares, e alterações no modo de estar na relação e na comunicação de todos, entre outras que vai sendo construída entre terapeuta familiar e família/casal.
Mas sem dúvida que tal como as idas ao ginásio têm que acontecer, também o estar nas consultas é imprescindível.
Os resultados? Esses vão aparecendo gradualmente,
naturalmente só fica com abdominais quem faz treinos!
Por isso digo: Treinar relações? Sim, claro!
Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar e de Casal I Treinar Relações