Existe muita ideia de que os pais são amigos, se disserem NÃO os filhos sentem que não são cool, como pais têm que confiar e estar sempre de acordo, não podem limitar porque os filhos têm que ser tratados com confiança e autonomia, e muitas outras ideias podiam ser descritas…Claro que não estamos a falar num NÃO sem razão, mas num NÃO que se justifica pela situação que pode parecer inapropriado.
Na realidade os pais antes de serem amigos efetivamente são pais, e é com a sua autoridade, sabedoria e experiência que os filhos contam. Aliás os filhos estranham é se os pais não disserem NÃO.
O NÃO vai transmitir a segurança, o amor, a preocupação e a certeza de que os filhos têm valor. O estranho é se os pais nunca se opõem, nunca dizem não e nunca põem a sua experiência e cuidado so serviço da proteção dos filhos.
Estranho é que os pais não aconselhem, não coloquem horas de chegada a casa e não se certifiquem que a amiga com que a filha diz ficar à noite não se certifiquem disso.
Na realidade os filhos, sobretudo os adolescentes, fazem o seu papel: criar pedidos, esticar a hora de chegada a casa, passar noites fora, faltar a uma aula ou outra. Dos pais também se espera o seu papel de responsabilidade e de criar limites.
Se é pai ou mãe não tenha medo de dizer NÃO, e sim, pode dizer um NÃO redondo, sem mais explicação, no fundo o seu filho não precisa de mais explicação pois também ele sente quando faz um pedido desajustado, que merece ser limitado e nunca concedido.
SIM, os pais podem e devem dizer NÃO!
Não vai acontecer nada de diferente a não ser certeza que os filhos têm de que alguém se preocupa verdadeiramente com eles.
Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar e de Casal I Contacto: 911 846 427 I email:trilhosfamiliares@gmail.com