E se os pais disserem NÃO?

Existe muita ideia de que os pais são amigos, se disserem NÃO os filhos sentem que não são cool, como pais têm que confiar e estar sempre de acordo, não podem limitar porque os filhos têm que ser tratados com confiança e autonomia, e muitas outras ideias podiam ser descritas…Claro que não estamos a falar num NÃO sem razão, mas num NÃO que se justifica pela situação que pode parecer inapropriado.

Na realidade os pais antes de serem amigos efetivamente são pais, e é com a sua autoridade, sabedoria e experiência que os filhos contam. Aliás os filhos estranham é se os pais não disserem NÃO. 

O NÃO vai transmitir a segurança, o amor, a preocupação e a certeza de que os filhos têm valor. O estranho é se os pais nunca se opõem, nunca dizem não e nunca põem a sua experiência e cuidado so serviço da proteção dos filhos.cropped-ym1a4649.jpg

Estranho é que os pais não aconselhem, não coloquem horas de chegada a casa e não se certifiquem que a amiga com que a filha diz ficar à noite não se certifiquem disso.

Na realidade os filhos, sobretudo os adolescentes, fazem o seu papel: criar pedidos, esticar a hora de chegada a casa, passar noites fora, faltar a uma aula ou outra. Dos pais também se espera o seu papel de responsabilidade e de criar limites.

Se é pai ou mãe não tenha medo de dizer NÃO, e sim, pode dizer um NÃO redondo, sem mais explicação, no fundo o seu filho não precisa de mais explicação pois também ele sente quando faz um pedido desajustado, que merece ser limitado e nunca concedido.

SIM, os pais podem e devem dizer NÃO!

Não vai acontecer nada de diferente a não ser certeza que os filhos têm de que alguém se preocupa verdadeiramente com eles.

 

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar e de Casal I Contacto: 911 846 427 I email:trilhosfamiliares@gmail.com

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: