A dimensão criadora do conflito.

mãe_galobomO conflito é entendido vulgarmente como algo que assusta e ameaça, que provoca sentimentos negativos e de rutura…

Mas há uma dimensão do conflito que me encanta, é a sua dimensão criadora, criadora no sentido em que a rutura que causa ou pode causar impele à mudança, não permitindo que as coisas e as relações fiquem na mesma.alex2018

Quando se evita o conflito adia-se a possibilidade de cada um mudar, mudar no sentido de ser melhor, de poder compreender a necessidade de fazer alterações na sua forma de ser e estar. Evitar o conflito apenas o faz avolumar, é adiar uma gestão que se impõe.

Da minha experiência a mudança de facto só é possível quando se faz diferente, logo, nas relações, quando as coisas não acontecem de forma satisfatória para todos, é muito útil encontrar novas formas para fazer as mesmas coisas e aqui sim, nesta zona de mudança, o conflito revela a sua dimensão criadora, que permite um reinstalar da sintonia.

O apoio especializado e técnico pode ser muito útil, pois só por si, a introdução deste procedimento, é uma forma das famílias fazerem diferente no trilho do seu entendimento.

Não se esqueça então que existir conflito não é necessariamente mau, antes pelo contrário, ignorar essa necessidade de falar sobre os incómodos será muito pior. Por isso acredito e sinto a sua dimensão criadora!

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar e de Casal I Agendamentos: 911 846 427

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: