A critica construtiva…aceita?

cropped-mc3a3e_galobomNas relações é importante que todos sintam abertura para dizerem o que pensam e poderem emitir uma opinião genuína, só assim é possível criar relações de qualidade e confiança.

No entanto, muitas vezes esse à vontade vai-se perdendo pois os interlocutores nem sempre estão disponíveis para ouvir a critica, e estamos a falar de uma critica construtiva, que tem como objetivo apoiar o outro a ser melhor e a tomar decisões positivas.

me_passeÉ importante o modo como se faz a critica e é igualmente importante como a mesma é aceite. Muitas vezes a critica daqueles que são próximos é sentida como uma desvalorização, ou algo que é dito tendo em conta situações que não se devem misturar, e isso gera conflito e é sentido como u “ataque” pessoal:

“Eu não lhe posso dizer nada que ela leva logo a mal”

“Não é tanto como o diz, mas é porque diz sempre, nunca nada está bem…”

“Em relação aos miúdos nunca estamos de acordo.”

Porque existe tanta dificuldade em aceitar a critica? A final é da critica construtiva que surgem novas formas de pensar e ver as coisas. A critica potencia. E às vezes nem é critica é apenas uma opinião diferente.

Quantas vezes pediu uma opinião mas não estava preparado para que fosse diferente da sua? Uma opinião diferente não significa que estejam contra si, é antes uma forma de estimular a comunicação e compreender que existem outros pontos de vista. Não quer dizer que se tenha que ajustar tudo ao que está a ser dito, mas conversar sobre isso levará a outras possibilidades de entendimento e partilha.

Em família, nas questões da vida diária, está disponível para as negociações que possam surgir: horas de deitar, locais a visitar, o que comer, o que comprar, decidir se a prestações ou a pronto, onde vão comprar a nova casa, as características do novo carro, com que idade o filho deve ter telemóvel, e tantas, tantas outras?

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar e de Casal I Contacto : 911 846 427

 

 

 

 

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: