Sair da rotina e viver rituais!

cropped-mc3a3e_galobom Com a entrada do verão naturalmente surge a entrada em férias, férias de horários, de rotinas que ocupam os restantes meses do ano, das atividades habituais, do acompanhamento mais intensivo aos filhos estudantes, férias de um corre, corre habitual.

Mas o período de férias também é um período que pode gerar a necessidade de adaptações, pois sair da rotina e viver rituais nem sempre é fácil.

Alex_just be_openNem sempre se vão conseguir fazer as férias que se desejavam, por um cem número de razões que podem ir desde limitações pessoais/familiares a questões financeiras, não se consegue utilizar o tempo livre que não é habitual, não se consegue reunir a família que se desejava, temos que ceder quanto ao local de eleição porque nem todos estão de acordo, nem sempre se vai conseguir fazer o programa desejado, entre outros.

O desejo de que tudo seja perfeito pode atrapalhar.

As Férias não vão ter o poder de fazer tudo acontecer. Apesar de ser um período que pode beneficiar a aproximação que não tem existido ao longo do ano, pode não ser suficiente.

Da minha experiência é muito fácil colocar-se muitas expectativas neste tempo das férias, porque se sai da rotina, porque se vai ter mais tempo, porque se vão fazer coisas diferentes, porque se vai finalmente poder conversar…mas essa carga de expectativa pode frustrar todo o desejo de “correr bem”.

Criar um ritual que agrade a todos é um bom inicio, como seja tomarem o pequeno almoço juntos, o filho ir comprar o jornal com o pai, uma vez por semana fazer uma ementa especial, criar a noite do serão em família, criar a tarde sem telemóveis, é criar tempo para estarem a viver momentos que são agradáveis. E conseguir conversar, comunicar com escuta ativa sobre o que não tem corrido tão bem, e sobre os temas que foram deixados para trás porque outros tiveram que lhes passar à frente.

E se forem de férias, sim, criem rituais!

Alexandra Alvaez I Terapeuta Familiar e de Casal I Agendamentos: 911 846 427

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: