Crianças que querem poder ser crianças!

cropped-mc3a3e_galobomBrincar é um ato espontâneo e necessário para criar segurança, aprender a ultrapassar dificuldades e desenvolver o espirito da descoberta e resiliência, é um apelo ao imaginário! Mas numa sociedade em que todos estamos muito ocupados os pais sentem que para serem bons pais têm que manter os seus filhos ocupados, a aprender algo, a desenvolver conhecimento.

criançaOuvimos muito dizer fui deixar o Tomás no judo, fui levar a Catarina ao ballet, o Fernando está na explicação e é raro ouvir dizer que fui deixar o Mário e a Joana a brincar.

Brincar não é uma atividade organizada, brincar é um tempo em que as crianças são deixadas à vontade, o tempo que quiserem e como lhes apetecer!

Ser melhor pai é entender as necessidades dos filhos crianças e não sentir que tem que decidir por eles sempre. É criar a possibilidade deste espaço de brincadeira e assumir que brincar é parte de ser criança, e não há que ter culpas por deixar que isso aconteça espontaneamente.

A brincadeira livre é muito enriquecedora e não são só as atividades organizadas que contam. A cultura nórdica tem este conceito mais apreendido e por isso é um conceito que se vive até nas escolas, onde supostamente as atividades são estruturadas.

E depois ainda há que considerar que deixar brincar é intervir o mínimo possível, não é estar sempre em sobressalto com o que ode acontecer, com a cabeça que se pode partir, a queda que pode ocorrer, a sujidade da roupa ou das mãos.

Vamos deixar as nossas crianças terem tempo para brincar!

 

Alexandra Alvarez I a sua terapeuta familiar I Contacto: 911 846 421

 

 

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: