São irmãos e tão diferentes…

cropped-mc3a3e_galobom É frequente ouvir-se: são irmãos e tão diferentes…nem parece que foram educados pelos mesmos pais…

Mas é isso…ter irmãos é uma das primeiras abordagens à socialização, à negociação e à cedência, pois os irmãos treinam desde cedo embirrar, discutir, ofender, amar, trocar, partilhar, e este treino permite a adaptação à reação do outro, ao exercício da interação positiva, à argumentação, e isso é tão bom.

_MG_2234_ppÀs vezes para os pais é desgastante a permanente embirração, as discussões por temas menores, o ter que chamar à atenção, mas quando se entende o privilégio de os irmãos terem que interagir e resolver as diferenças é de facto muito entusiasmante, e é uma oportunidade de contribuir para um crescimento positivo e responsável.

Os pais só têm que deixar acontecer numa atitude presente/ausente.

As discordias têm temas como a troca de roupa, quem comeu a última bolacha e deixou o pacote vazio, a mãe só deixa o mano sair, o pai só dá razão à mana, o mais velho para sair tem que levar o mais novo, as tarefas que um acaba por fazer pelo outro, e à laia de uma micro sociedade as competências constroem-se, aprendem-se e reforçam-se.

São irmãos e são tão diferentes… claro que sim, é o capital humano e social de cada um que faz essa diferença e até o que os pais transmitem é absorvido por uns e por outros de forma diferente. por outro lado é bom que os pais sejam diferentes para cada um dos filhos, estranho era que fossem iguais e não distinguissem as particularidades de cada um.

Atualmente as familias estão mais reduzidas e este treino afetivo em ambiente seguro está mais dificultado, no entanto há os primos que também podem ser como irmãos e os amigos especiais.

É bom ter irmãos e na diferença crescer com eles!

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar e de Casal I Contacto: 911 846 427

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: