Acumulando coisas…

cropped-mc3a3e_galobomExiste uma tendência para a acumulação, de coisas, coisas materiais e coisas espirituais, mas às vezes nem umas nem outras são úteis, apenas estão lá a ocupar espaço e a impossibilitar a entrada de coisas novas.

Vejamos:

  •  Dra. o meu filho desde os 14 anos que começou a juntar revistas de atualidade, hoje tem 32 anos e o espaço não comporta mais papel…
    • Graça, na família existe mais alguém com essa vontade de juntar coisas?
  • (responde o filho Manuel) o pai, o pai tem as ferramentas e os tubos e fios e cabos de toda a vida, acho que é de família…(risos)
    • Vê Dra.? Como posso eu estar bem? e não é só isso que o meu marido junta…agora dá em trazer para casa todos os papeis de promoção dos supermercados que encontra…
  • E têm falado sobre isso? Como podem organizar as coisas no espaço que têm?
    • Eu já disse à Graça que essas coisas me importam…não sei escolhê-las…sou assim, sempre fui… (acrescenta o marido e pai Luís)
  • Eu peço ao Luís que faça uma escolha…mas ele tira de um lado e põe no outro…e o Manuel igual…e nem um nem outro ligam às coisas…o pai nunca usou a maioria das coisas, nem se ajeita na veicular e o filho nunca mais vai ler nada daquilo, que irritação —————————-
    • E a Graça o que acumula?
  • Eu acumulo zanga e chatices por eles acumularem o resto …

xana_risoE consigo como é? Terá lá em casa a divisão da (des)arrumação? A quem é que isso incomoda? O que falam sobre isso?

Porque será difícil escolher? O que nos liga aos objetos? E o que nos liga a sentimentos que nos são desagradáveis?

(situação ficcionada por mim com base em situações familiares reais)

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar                                                                        Contacto: 911 846 427

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: