A decisão sobre a altura certa e de que forma o filho passa a ter uma mesada é algo que deve ser ponderado e analisado pelos adultos da casa e entre estes e os filhos.
As crianças e os jovens muitas vezes pensam que o dinheiro é algo fácil de obter, sobretudo numa geração em que os pais não querem que nada falte aos filhos, fazendo muitas vezes com que esta ideia de facilidade financeira seja alimentada.Mas a verdade é outra e sim, é de pequenos que se deve aprender a lidar com a verdade. É importante explicar aos filhos o conceito de cartão multibanco, cartão de crédito, poupança e racionalidade nos gastos, a fim de que as crianças não julguem que a utilização dos cartões, por exemplo, é inesgotável, e isso é no quotidiano que se pode ir abordando.
Ensinar que no supermercado um artigo semelhante pode ter uma variação de preços que convém verificar, aproveitar campanhas, e ir despertando as crianças e os jovens para um uso racional dos valores será uma forma.
Muitas vezes os filhos têm uma noção irreal das verdadeiras possibilidades dos pais, o que não é desejável que aconteça, mas tal só é possível se certas abordagens forem acontecendo. Não é que os filhos participem na gestão financeira da família, mas sim que vão participando em diálogos em que as opções de consumo se falam.
Chega o dia em que se ouve: Oh pai os meus amigos já todos têm uma mesada… e isso significa que vale a pena abordar e pensar o tema.
Perceber o que a criança ou jovem entende por mesada, onde gostaria de aplica-la, e construir um orçamento é um passo importante.
Por vezes há a tendência de retirar a mesada se as notas escolares não forem positivas, contudo essa não será uma opção favorável, pois não contribui para a inclusão da criança uma vez que são aspetos distintos, no entanto, caso as notas sejam muito positivas a transmissão da ideia de que pode existir um complemento extra pode ter um fator muito positivo nesta aprendizagem.
Fazer escolhas, gerir dinheiro e equilibrar o orçamento é muito importante para o desenvolvimento da responsabilidade dos filhos. A mesada é uma boa forma de permitir este treino.
Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar I Contacto: 911 846 427