Parte II
A inspiração do nosso logo, tal como ontem relembrado, foi no Galo de Barcelos e nos corações de Viana, dois símbolos fortes da cultura e história portuguesas.
O galo anuncia um novo dia, um novo nascer do sol e por isso uma nova oportunidade de recomeçar.
O galo é um elemento metafórico muito rico,
O coração de Viana representa solidariedade, amor, fraternidade e é o centro da vida, por isso usado “fora do peito”.
Para além da lenda do nome da cidade que lhe faz jus “Viana”.
Conta a lenda que existia um barqueiro que fazia o transporte de mercadorias pelo Rio lima, até Ponte de Lima, e que este, apaixonando-se por uma jovem de nome Ana que ali vivia, enquanto carregava e descarregava as mercadorias estava sempre a falar nela. Muitas vezes perguntava: “Viram a Ana” e tinha como resposta “Sim, Vi a Ana”, por outras vezes era o próprio que dizia “Hoje vi a Ana”, e daí se conta que nasceu o nome “Viana” atribuído aquela bela cidade minhota. Com inspiração assim num sentimento de amor.
O criativo foi o Martim Alvarez, o meu querido sobrinho: “tive como base o galo, símbolo de proteção e união, tive em conta alguns ornamentos tipicamente portugueses como os corações de Viana e o próprio galo de Barcelos. Os corações representam os vários caminhos que devemos seguir e as cores fortes que servem de suporte são simbólicas à garra e à energia de viver.”
Gosto de partilhar convosco para que vivam e habitem as minhas inspirações, que por suas vez são inspiradas nas famílias e casais que me chegam.
Alexandra Alvarez I Terapia Familiar e de Casal