Prendas em dinheiro…quem gere?

cropped-mc3a3e_galobom  Muitos filhos receberam nesta quadra prendas em dinheiro, mas como nem todos os pais se comunicam entre si, e refiro-me muito em concreto aos pais que estão separados, existe aqui uma possibilidade real dessas verbas ficarem na autogestão dos filhos, em muitos dos casos, menores.

O que seria uma boa oportunidade para a educação financeira da criança, pode tornar-se assim num momento de desconforto, com resultados muito nocivos, por uma não gestão responsável dos valores.

Assim, se os pais não comunicarem entre si, também não vão comunicar sobre os valores que os filhos receberam na celebração com a família de cada um…se pensarmos que entre os pais, avós, tios, padrinhos e outros podem ter sido dadas prendas em numerário, de repente a criança fica com valores que pode não conseguir gerir de forma responsável. Para além disso, sabendo que os pais não comunicam sobre o facto, o filho até pode considerar que o pai ou mãe que não fez esta oferta não tem que interferir nas suas opções quanto ao modo como o vai empregar, visto que o dinheiro foi recebido na casa do outro pai/mãe.

_MG_2104_pp copy
Alexandra Alvarez

Por sua vez, o pai ou mãe que não ofertou, sentindo que não foi envolvido, também receia interferir, e todos ficam com papeis e decisões que não são claros. Às vezes com um misto de zanga…como para ver até onde é que a coisa chega…

E é pela importância dos acordos e dos consensos que as sessões de terapia familiar fazem sentido…espaço neutro para o dialogo e o entendimento acontecer, e às vezes é só mesmo quando todos falam e todos se escutam que se faz eco e se percebe o que é impercetível.

Claro que sim, não lhe apetece falar com a sua ex-mulher …claro que sim não lhe apetece falar com o seu ex-marido,

mas importa que continue a falar com a mãe do seu filho e importa que continue a falar com o pai do seu filho … para bem dele,

o filho!

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar

 

 

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: