A capacidade de complicar dos adultos!

cropped-mc3a3e_galobom As crianças surpreendem-nos pela sua simplicidade…querem saber como acontecem os arco-íris, quando ouvem que alguém acabou com alguém imaginam que é uma coleção de cromos, perguntam o significado de uma palavra menos usual e quando dizemos que precisamos de pôr água no carro perguntam se ele também pode andar só com água. No seu imaginário acham que tudo se consegue, e que enviam uma carta para o céu e os problemas se dissolvem, e questionam-se pelo facto da lua não cair.

Nos adultos e entre os adultos já não se passa assim, interrogam sob outra perspetiva: porque não respondeste à mensagem? qual o valor da bolsa para hoje? já confirmaste se o banco cobrou a taxa? como correu a reunião?

xana_risoE é assim que a poesia da vida acaba por se esbater. Já no livro de Antoine de Saint-Exupéry, o Principezinhoreferia que aos adultos só importam os números e nunca querem saber “o essencial”. “Nunca nos perguntam: “Como é a sua voz?, Quais os seus jogos preferidos? Coleciona borboletas?”. Apenas questionam: “Quantos anos tem? Quantos irmãos tem? Quanto pesa? Quanto ganha o pai?”.

Nas famílias esta linguagem da simplicidade faz a diferença, é a linguagem do simbólico e a expressão livre dos sentimentos que tem a capacidade de nos fazer refletir de outro ângulo…

         E para si: Porque motivo a lua não cai do céu?

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar e de Casal I Contacto: 911 846 427

 

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: