De rabo alçado…ou na casa da mãe Joana!

cropped-mc3a3e_galobom Rabo alçado…uma expressão que não ouvia há muito tempo, muito genuína na nossa língua e com uma forte carga simbólica!

Apesar de não a ouvir há muito tempo, sem dúvida que a tenho sentido em cada sessão com pais que receiam isto mesmo…repreender os filhos para não lidarem com o rabo alçado deles…

Explico…

Quando alguém sai de ao pé de nós de rabo alçado é porque sai de ao pé de nós aborrecido, enfurecido, capaz de … (risos) e isto acontece quando os pais impõem regras que para si são de valor e que os filhos devem seguir. Claro que eles fazem os seus pedidos que às vezes não se ajustam ao que os pais sentem como adequado, e assumem atitudes que nem sempre são as melhores, mas esse é o papel dos filhos… estão a crescer, estão em formação e têm que testar a sua pessoa, para a irem aperfeiçoando.

Se se lembra se uma ocasião em que o seu filho saiu de rabo alçado partilhe-a connosco. Grata.

Assim, também os pais os devem apoiar nesse caminho de crescimento, e um dos papeis fundamentais é colocar limites, explicando se for necessário a razão do limite. Esses limites muitas vezes zangam-nos e fazem-nos sair de rabo alçado, até podendo bater com a porta, até podendo chorar…custa e doí vê-los assim, mas é o processo, e daqui a pouco tudo volta ao que estava, porque também eles percebem o “não” dos pais… ou a chamada de atenção.

Esta é a confiança que os pais devem ter: não vai acontecer nada de mal aos filhos por lhes terem sido colocados limites, antes pelo contrário!

Pior será que os limites não existam e ao invés de se terem filhos que amuam e saiem de rabo alçado, temos uma casa da Joana, sem regras, sem limites e em que os pais é que ficam incomodados por não conseguirem dizer não!

Fiquemos então com rabos alçados! Amanhã é outro dia e os filhos voltam a sorrir e a ver nos pais o seu porto seguro! E será ótimo conseguir falar sobre isso!

Alexandra Alvarez I Terapeuta FamiliarI Contacto: 911 846 427

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: