Vinheta clinica …a seguir é acudir e cuidar!

cropped-mc3a3e_galobom

Deixou de querer ir passear o cão .. achávamos que era preguiça…também não atendia o telefone…

Perguntava-nos várias vezes se tínhamos ouvido isto ou aquilo…não contabilizávamos, até porque a pergunta era feita inadvertidamente, a um de nós de cada vez…

Começou a não querer ir às aulas, ficava em casa, e ficava, e ficava…começamos a juntar tudo…

O que se passava???

O que se passava???

O que se passava???

Não sabíamos como fazer…fomos ao médico, teríamos, teria que fazer exames, a probalidade de ser uma doença psiquiátrica era grande…afinal não é só aos outros…agora já não queria continuar a ir ao médico…a fazer medicação.saude mental

Hoje é o dia da saúde mental. A Trilhos Familiares associa-se a todas as famílias que vivem a experiência de se partilhar com as doenças mentais, pela disponibilidade, compreensão e aceitação que exigem.

São momentos de dúvida, de angústia, de não querer e não saber aceitar. São lágrimas e discussões. Mas também existem vitórias nos momentos em que a doença se apazigua.

As sessões de terapia familiar têm um papel essencial no apoio à família (do) doente, permite que os que ficaram mais na “sombra” falem no que sentem, estas doenças enchem uma casa, ocupam muito espaço, e alguns ficam “esquecidos” pela urgência de acudir e cuidar! O desgaste e o desamparo que todos sentem, urge reagir!

Dados: Um estudo da Direção Geral de Saúde indica Portugal como o país europeu com maior número de casos de perturbações mentais. As mulheres e as pessoas com menor educação e recursos financeiros são as mais afetadas. Em Portugal existem perto de 100 mil doentes esquizofrénicos. As perturbações mentais representam 20,55% do total de anos vividos com incapacidade, seguidas pelas doenças respiratórias (5,06%) e a diabetes (4,07%).

Alexandra Alvarez, a sua terapeuta familiar.

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: