Gratidão: quero agradecer!

cropped-mc3a3e_galobom Li algures que hoje, 21 de setembro, se celebra a nível mundial o dia da gratidão!

Achei muito bonito e porque sou grata à minha vida, à minha família, à minha profissão, às famílias que acompanho, ao que sou e ao que tenho, considerei importante partilhar convosco este sentimento de bem estar e alegria que o verbo agradecer nos pode transmitir.

É muito fácil repararmos no que não corre como gostaríamos e achar que o que corre bem é a vulgaridade, mas efetivamente não será assim. Todos os dias que acordamos é mais um dia, mais uma oportunidade de tudo fazer e tudo sentir. E sobretudo pensar ao fim do dia que escapamos a um cem número de coisas menos boas que nos poderiam ter acontecido…e não aconteceram!!! Escapámos!

O lugar em que nascemos, a morada que temos,  a vida que vivemos, quem nos rodeia, o sistema político que nos rege, o exercício da igualdade e da dignidade, o sermos família, o termos amigos, o clima, o mais ou menos civilizado, é muito diferente se é aqui ou é ali…depende de onde estamos, como estamos, com quem nos relacionamos.

Sim, tudo pode ser diferente, e tudo pode ser sempre pior, por isso agradecer é importante, por pouco que se tenha, ou por pouco que aconteça, existirão sempre condições piores e mesmo essas pessoas muitas vezes estão gratas por qualquer coisa, às vezes por uma simples gota de água.

Quantas famílias chegam às sessões destroçadas, a sentirem que a sua relação está por um fio, é natural, é o que doi!!! …e o que passou e já passaram? os ganhos…se olharem para trás sobreviveram a tantas outras coisas…e sim, o bom do passado pode inspirar o presente e permitir sonhar o futuro…

Então hoje o meu convite é que demonstrem a vossa gratidão:

gratidão

a mãe fez anos e deram a camisola de cor repetida, é verde, que é igual aquela que já tem, valorize o gesto e seja grata!

o pai foi buscar os filhos à escola e como é normal já ninguém agradece, filhos agradeçam…

o filho podia ter melhores notas mas não anda para aí virado, sim tem capacidade para mais, mas…é isso que deve agradecer.

ligou a televisão e ouviu que há um furacão a aproximar-se de uma qualquer costa…e se lá estivesse?

a avó está com demência, não se recorda de nada, obriga a repetir tudo, mas ainda está na família, ainda está entre vós, que bom!

Teve um acidente de carro, sim, mas está bem, ninguém se magoou!

Muitos , muitos exemplos!!!

Agradecemos, agradecer faz-nos bem, faz-nos ver o lado bom de tudo!!! Seja grato!

A quem vai agradecer hoje? O que vai agradecer hoje?

 

Alexandra Alvarez I Terapeuta familiar

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: