Ser IN ou dependente!

cropped-logo_final.jpg O conceito de independência é dos tais que temos que transpor para o nosso dia a dia pois é fundamental para que nos possamos apropriar de nós proprios, das nossas vidas e assumir decisões.

Independente: aquele que é autónomo, absoluto, não depende de … (acreditando que a independência também é relativa ♡)

Não possuindo independência logo ficamos dependentes de coisas e de outros acabando por ter que permitir que a nossa vida seja participa por terceiros com contributos que podem ser para nós mais ou menos válidos.

Esta sensação muitas vezes acontece porque ou ainda não se chegou ao ciclo de vida adulto com todas as assunções que o mesmo supõe, ou já se lá esteve, e por voltas da vida, existiu um qualquer acontecimento, eventualmente inesperado, que nos retirou o poder de podermos controlar a nossa própria vida. ( acreditando que a vida vez é controlável ♡)

Esta retirada de poder pode estar ligada com uma situação de desemprego, uma separação, uma qualquer rutura com qualquer área da nossa vida, um problema de saúde grave, nosso ou de alguém que nos é próximo, e assim, num repente aquela sensação de independência fica perdida… e de facto o estar IN perde-se também pelo peso da sensação do ON.

Lidar com esta sensação pode ser devastador, exige que se reaprenda e que exista uma capacidade de adaptação louvável.

_MG_2234_pp
 

Alexandra Alvarez

 

Mais importante ainda : é um desafio que deve ser encarado na perspetiva de nova oportunidade, de possibilidade de recomeçar de outro ponto de partida e de se apontar noutra direção, de se ver um desafio na ameaça.

Sorria! É a vida a acontecer e só acontece porque temos VIDA® e nesta vida, neste caso, a aposta tem que ser no IN!

Alexandra Alvarez I a sua terapeuta familiar

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: