Dia Mundial da Saúde Sexual – comemora-se hoje, vive-se sempre!

” Sinto que a partir dos 51 anos a minha vida sexual mudou, deixei de ter interesse, e sim, isso tem sido e é um problema que me angustia. Menopausa?”

“A minha namorada é muito católica e não aceita que existam relações sexuais antes do casamento e isso para mim está a ser um problema…”

                                                              “Foi imediato, quando me diagnosticaram o cancro houve partes de mim que matei de imediato!”

“Eu sei que eu e o meu companheiro somos jovens e que há situações da nossa intimidade em que temos que evoluir, mas às vezes é tão frustrante!”

“Percebi que precisava de estímulos diferentes e isso deixou-me menos à vontade com a minha mulher, não sei explicar-lhe.”

Os mitos, os preconceitos, os riscos, os comportamentos, as opções, as doenças, as incapacidades, os respeitos, a dignidade, as alterações físicas e psíquicas, em muita afetam a saúde sexual, e se a tudo isto associarmos o dia a dia e as questões sociais e antropológicas de cada um depressa compreendemos que estamos a tratar de uma tema muito delicado dada a sua transversalidade.

A vida sexual passou a coexistir entre prazer e reprodução, e é neste binómio que os casais desenvolver a sua sexualidade.

Como fazer sobreviver o desejo e o erotismo? Que vinculo afetivo é esperado por cada um na relação?

Este ano, este dia centra-se nos aspetos emocionais da sexualidade e no desejo humano de vínculo. Amor e intimidade são vividos por cada um de forma muito pessoal e sendo um aspeto tão privado e delicado deverá ser respeitado como todos os outros aspetos da vida de cada um.

_MG_2234_pp

 

 

 

 

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: