É muito comum que nas famílias e casais, e até de um modo geral nas relações humanas, existam temas que se evitam, pelo seu desconforto, ou porque se pensa que são segredo e que só alguns sabem, ainda que se tenha a noção que todos sabem, ou porque … ou seja porque razão seja, até penso que para supostamente não magoar, no entanto, são temas que todos sentem que pairam por lá…pelo meio…andam sempre a fazer-se saber…sentem-se!!!
E o espaço que ocupam?
Andam no pensamento de todos, inibem todos, constrangem todos, mas não se abordam…como se fossem intocáveis…hoje não, talvez amanhã…e assim, para não nos aborrecermos um dia, ou uma tarde, às vezes aborrecemo-nos a vida inteira.
E cada um fantasia sobre o que o outro pensa, e até se será que pensa, se será que se apercebe…mas os “não ditos” são terríveis…sabe porquê? mesmo que não sejam ditos eles agarram-se às coisas, às pessoas e às relações e acabam por ser ditos na forma de choro, riso, mal estar, embaraço, vergonha, medo, …porque de alguma forma têm que ser dizíveis e se não o são por palavras serão ditos por atitudes, comportamentos e sentimentos…
Acredite: Um não dito nunca fica por dizer…
Então DIGA!!!
Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar e de Casal