Avós…um porto seguro para filhos e netos#

cropped-logo_final.jpgDesempenhar a função dos avós na sociedade atual, com as famílias atuais, com os filhos e netos atuais e com os tempos atuais é um desafio gigante!

Muitos dos avós, também eles atuais, ainda mantêm as suas ocupações profissionais, são avós ativos que para além de muitas vezes ainda estarem na condição de trabalhadores ativos, ainda saem, ainda têm agenda e ainda namoram.

Mas os ciclos de vida das famílias mudaram, muitos dos seus filhos estão separados, ficaram em condições socio familiares mais frágeis, muitas vezes regressam aos seus quartos de solteiros, e desta vez com os próprios filhos, netos dos tais avós.

Reorganizam-se espaços, reorganizam-se tempos e partilham-se esperanças e projetos.

Os avós querem ser uteis e estão lá, mas também estão nas suas vidas…pensaram que iam descansar, que já tinha feito a sua própria partilha mas não…são chamados de novo à ribalta, e desta vez, não como os avós que conhecíamos noutras gerações mas já como quase uns segundos pais, a encaixarem o levar e trazer da escola nos seus próprios horários, mais a ida à piscina…e ainda se preocupam…

Pensaram que os filhos, com o casamento e a saída de casa também tinham arrumado as suas vidas, mas não…

_MG_2234_pp

“- Dra. isto tem sido muito difícil para nós…a nossa filha Mafalda separou-se no verão de há dois anos, e este mês de abril foi o nosso filho Jorge… temos 5 netos, 3 da Mafalda e dois do Jorge…e sentimos que temos que dar colo aquelas crianças…têm os pais, bem sabemos, mas quando é a semana de estarem com os nossos filhos acabamos por ter que os “ajudar”…

– Ajudar quem Júlia?

– Dra. … ajudar a uns e a outros…e nós também temos as nossa vidas…e já estávamos habituados a estar sozinhos…agora temos que fazer tudo de novo!!! O meu marido ás vezes nem dorme bem…”

Alexandra Alvarez I Sessões de terapia familiar e de casal I Isto é sobre relações e emoções

 

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: