Vamos falar do meu trabalho com as famílias*

– Boa tarde e bem vinda!!! A Dra. Alexandra Alvarez é uma especialista em trabalho com as famílias, desde há 16 anos, vamos saber mais do seu trabalho. Dra. Alexandra quais as famílias que a procuram?

– Boa tarde! Agradeço o convite e a oportunidade de poder falar da minha experiência! As famílias que me procuram são famílias que sentem dificuldades na sua relação, são as famílias que sentem que precisam de uma mudança porque se preocupam com o que se está a passar entre si!!! Quando um dos elementos da família revela atitudes ou comportamentos que influenciam os outros, por exemplo, ou quando existem queixas sobre um deles, situação que ocorre muito com os filhos, ou quando um acontecimento interfere com a estabilidade familiar

– E podemos estar a falar de que tipo de atitudes ou comportamentos, ou de que tipo de acontecimentos?

– Digamos que podemos estar a falar de atitudes e comportamentos que também se passam nas nossas próprias casa e nas nossas próprias famílias: um casal que se desentende, um filho que revela problemas na escola, a situação de desemprego que altera o bem estar, consumos excessivos de substancias ou álcool, uma doença prolongada, a morte de um familiar, o divórcio, dificuldades de gestão familiar,…

– Dra. mas essas são situações que, como diz, nos podem acontecer a todos!!! Precisariam então todas as famílias de estar em acompanhamento?

– Não, não é disso que se trata. As famílias são competentes para lidar com as suas dificuldades são competentes para encontrar soluções. No entanto, existem alturas em que por qualquer razão essas competências não são tão evidentes e a sua tarefa de lidar com as dificuldades fica como que adormecida

– O que pode levar a esse adormecimento?

– Da minha experiência pode existir uma relação muito próxima entre esse adormecimento e a fase em que a família se encontra, até mesmo a fase do seu ciclo vital. Imagine que está num ciclo da vida familiar de casal com filhos pequenos, em que a exigência da maternidade e da paternidade está muito ativa!!! Um problema ligado com a saúde de um familiar pode não se conseguir gerir porque surge quase que desfasado e a exigir esforços que estão noutro foco.

– Quais as principais preocupações que as famílias e os casais lhe trazem?

– Essa pergunta é muito interessante: muitas das questões são claramente da relação do casal, multi tarefas, falta de tempos a dois, desinteresse sexual  e  traição. Outra fatia dos problemas é em grande parte com os filhos e com os filhos adolescentes, o não conseguir fazer cumprir regras, a dificuldade de aceitação do crescimento daquele filho, poderes que se dão e poderes que não se dão por vezes de forma confusa. São dificuldades de relação, a sensação de já não se aguentar mais!

– Que mensagem gostaria de deixar?

cropped-cropped-cropped-alex_recorte_pp11.jpg

– Uma mensagem de esperança! Atualmente as famílias parecem todas perfeitas. Já Tolstoi dizia que as famílias felizes se parecem todas e qua as infelizes o são cada uma há sua maneira, porque a infelicidade não se partilha com tanta facilidade, mas isso é um mito!

Todas as famílias e todos os casais passam por momentos menos bons mas não é por isso que são menos família ou menos casal. Se existir amor, e vontade de todos, o encontro e o trilho é possível. Se for com ajuda especializada , que seja, é sinal de inteligência , de reflexão e maturidade da família, como se: “Nós sabemos  para onde queremos ir mas não conseguimos lá chegar sozinhos” … O terapeuta funcionará com um GPS, mostra caminhos, vê caminhos com a família, e a família vai –se conduzindo, porque não?

Alexandra Alvarez I a sua terapeuta familiar I contacto: 911 846 427

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: