Tristeza… a quanto obrigas!!!

logo_final   A tristeza remete para um estado de ausência de alegria, um estado de ausência de vontade, perde-se a capacidade de pensar em coisas boas e a condição de melancolia prevalece.

O desalento e o desânimo toldam a capacidade da pessoa que está invadida pela tristeza de ver mais além da escuridão que a acompanha e, assim, esta deixa de poder decidir, decidir o que quer que seja.

O sofrimento e a dor estão subjacentes e muitas vezes a vulnerabilidade que caracteriza a pessoa que está triste retira ao ser humano a capacidade de agir, de tomar decisões e sobretudo de dar um rumo à sua vida.

parar_beber

O refúgio em substâncias ou em situações que podem não ser gratificantes podem surgir em alturas que a tristeza se apodera de um qualquer Eu. A desvalorização pessoal ganha espaço e o sentimento de impotência também.

O apoio da família e de todos aqueles que fazem parte das relações sociais e de amizade tornam-se decisivos. Mesmo que a ajuda não seja procurada, ela pode ser pressentida por aqueles que estão à volta. Não ignoremos a tristeza!

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar, Parental e Conjugal

Publicado por Academia Alexandra Alvarez I Terapia Familiar, de Casal, e de Grupo

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar, de casal e de grupo, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Aqui treinamos relações. Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: