Procuremos a singularidade…

logo_final Numa sessão de trabalho com a família o que mais me importa é a sua singularidade, aquilo que cada um tem para contar que é muito seu, muito a sua história, o seu ser, a sua relação com os outros familiares:

Fale-me sobre qualquer coisa que lhe pareça verdadeiramente importante…

Conte-me algo sobre si…

Na obra de Antoine de Saint-Exupéry, o Principezinho reparava ,e com razão, que “…nunca querem saber o essencial. Nunca nos perguntam : “Como é a sua voz? Quais os seus jogos preferidos? Coleciona borboletas?” Apenas questionam: “Quantos anos tem? Quantos irmãos tem? Quanto pesa? Quanto ganha o pai?” Só assim julgam que ficam a conhecê-lo. Se dissermos aos crescidos vi uma linda casa, com tijolos cor-de-rosa, gerânios nas janelas e pombas no telhado…”, eles não conseguem imaginar esta casa. É melhor dizer-lhes: “Vi uma casa que custa cem mil francos.” Então, aplaudem, entusiasmados: “Mas que bonita!”

little-prince

E é assim que se trilha nas sessões, concentrando-nos no sentir, no ser individual de cada um, pois é na simbiose daquilo que cada um é que se dão as relações familiares, com os seus altos e baixos, mas que são sempre os altos e baixos daquela família e não de mais nenhuma, por isso vale a pena conhecer-vos na vossa singularidade.

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar, Parental e Conjugal

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: