Boas noticias: podemos pedir ajuda!!!

logo_final Existem muitos pais em dificuldades, sobretudo em dificuldades emocionais e no lidar com os filhos.

Ser pai e ser mãe supõe uma ligação emocional forte com os filhos, securizante para todos. Pais e filhos devem estar confortáveis e confiantes na sua relação.

*** Importa atribuir confiança aos pais para que estes prossigam o seu caminho, dúvidas que possam ser esclarecidas e que não lhes atribuam uma sensação de incapacidade.***

O menor número de filhos que os casais têm, e por consequência o menor número de netos, sobrinhos, afilhados e afins faz com que cada criança tenha meia dúzia de adultos, no mínimo, a olhar para si, concentrados em si, com dúzias de preocupações e desejos para ela própria, e isto nem sempre é positivo.

Este olhar incessante faz despoletar até o que pode não existir, causando grandes angústias sobre as competências e capacidades da criança, que tem que ser “top” em tudo.

alex_recorte_pp

O amor dos pais e dos restantes familiares, e inerentes preocupações são muito válidos, mas o desenvolvimento harmonioso da criança pressupõe que esta possua uma imagem positiva de si mesma, com espaço para errar, com espaço para crescer e com espaço para tudo a que tem direito só pelo facto de ser criança.

Não as sobrecarreguemos com as nossas angustias e insatisfações

e a boa noticia é que pode ser pedida ajuda!!! Sim ajuda e especializada, como é o caso das Sessões de Família desenvolvidas por mim própria. O convívio com outros pais também se recomenda é aconselhável, como espaço de partilha e identificação.

Não viva os seus receios sozinho! As vossas competências estão lá, só precisamos de redefinir o Trilho.

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar, Parental e Conjugal

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: