A adolescência remete os pais e os filhos para uma zona de desconforto: os pais porque têm que saber lidar com alterações de humor, reivindicações, opiniões em formação mas com muito protagonismo, rebeldia e desafio; os adolescentes porque não se conhecem, estão numa fronteira, tanto se sentem poderosos como lastimosos!!!
O poder e altivez demonstrados correspondem a pequenos ensaios, que vão permitir o crescimento, e é importante que exista espaço para que esses espaço ocorram num ambiente securizante: o da Família!
A adolescência é um período de afirmação de um novo Ser, um Ser que precisa de ser contido pelos pais e família, pois tendo em conta o peso que os amigos têm nesta fase, se o adolescente não sentir que em casa tem espaço para “AdolesSer”vai seguramente procurar esse espaço fora de portas, portas essas que nem sempre abrem os melhores caminhos!
Comunicar, comunicar sempre, o que está bem, o que está menos bem, o que magoou, o que poderia ter sido melhor e mais efetivo, o que é esperado de uns e outros, as expectativas! A comunicação e o afeto são duas ferramentas poderosas, vamos fazer uso delas.
Não deixar avolumar mal estar. Ter consciência que a resposta “torta” pode a todo o momento ser substituída por um sorriso e um desculpe!
Mas não deixar passar em branco, dá trabalho, mas não se pode desistir!
Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar, Parental e de Casal.