Pois é! estamos de férias mas as rotinas continuam, não ficam suspensas porque a vida está a acontecer a cada minuto!
Estamos em Agosto, a cerca de 1 mês do regresso às aulas, mas ainda há muitos trilhos a percorrer para alguns pais, crianças e professores.
Tudo começa quando é necessária a mudança de escola de uma criança, aliás, tudo começa quando se pretende mudar algo, por muito simples e fácil que pareça.
Naquela manhã em que saíram as listas dos admitidos à escola o nome dele não constava! — A sério mãe?
– A sério…não estás mesmo, nem na lista da escola nova, nem na lista da escola antiga.
– E agora?
– Agora temos que aguardar uma resolução. Enviar email, fazer requerimentos, explicar a situação, mas temos que ter a certeza de que tudo só pode correr bem.
– Achas?
– Claro que sim, só pode correr bem!
– Mas estou nervoso!
– As incertezas deixam-nos assim, mas temos que confiar e acreditar. A nossa determinação e a nossa possibilidade de argumentar são muito importantes.
– Vou acreditar mãe, no que me dizes. A Joana também está na mesma situação…
– Sim filho, há muitos meninos na mesma situação!
As contrariedades que a vida apresenta são contrariedades que colocam a nossa capacidade de resiliência à prova. Desistir não é, e nunca será a solução. Desesperar também não. Pensar que é só connosco que acontece também não. Os pais, até prova em contrário, devem acreditar nas estruturas e ter a capacidade de apresentação da sua posição, ou ter alguém da sua confiança que os apoie nisso!
Para os filhos é uma prova de que temos que investir no que queremos, e o que queremos nem sempre está disponível no momento que achamos, até pode nunca vir a estar. Só temos que nos adaptar e aceitar. E por outro, aquela que não era a primeira opção, por vezes vem a revelar-se ter sido a mais adequada ao momento!
Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar, Parental e Conjugal