A oportunidade de revisitarmos a nossa infância

Sermos pais permite-nos revisitar a nossa própria infância, recordando-nos de situações por nós vividas, sobretudo na relação com os nossos pais e, que hoje, à distância de décadas, ganham um novo significado.

avesso

É frequente que os pais se sintam desgastados pelos desafios diários impostos pelas suas crianças, umas vezes porque teimam em ter razão, outras porque nos apresentam uma agenda a cumprir com festas de anos, visita de estudos, pedidos para quebrar rotinas, entre outros . É como nos sentissemos sem espaço para pensar sobre os assuntos.

Duas opções nos surgem :

Queremos ser agradáveis aos nossos filhos e a primeira tendência é dizer sim, sim a tudo. E só mais tarde, no romper dos acontecimentos, nos apercebemos que na mesma semana há uma visita de estudo, uma ida a casa de um amigo, uma nota negativa, a ida à  ginástica, o almoço refeitório e uma entrada mais cedo na escola;

Ou

Nem queremos ouvir, e dizemos a tudo que não, com medo de dizer um sim inoportuno.

Analisando ambas as situações: viremo-nos do avesso!

Coloquemo-nos na posição dos filhos: os próprios não esperam ouvir sim a tudo, pois contam connosco para estabelecer regras e limites! Alías, há muitos pedidos que eles já esperam ser chumbados, e se não o são até soa a estranho, daí a importância do não. Um não pedagógico, explicado, sentido, e não um Não autoritário porque simplesmente não.

Mas atenção, sempre Não, também não. Os Sim são importantes no reforço da autoestima e da confiança que temos nos nossos filhos. O Sim faz parte da vida e é bom e importante recebê-lo.

Sermos pais exige que nos viremos do avesso, bora lá!!! E do avesso tudo vai correr melhor!

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar

 

 

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: