Fazer diferente, dará resultados diferentes?

Olhei, estava uma mulher descalça, com os pés na areia. Bebia um sumo e lia um livro com um sorriso estampado na tez!

Ao fundo o cão corria atrás das ondas. Tinha pêlo comprido e neste momento estava cheio de areia e todo molhado. As crianças tinham ido atrás dele e como tinham arregaçado as calças, mas não o suficiente, também as tinham molhado.

Mas aquela mulher, na qualidade de mulher e mãe não se preocupava com o facto. Em casa logo se resolveria. Podia ler -lhe no sorriso que deitava às imagens que via: “mais máquina, menos  máquina tanto faz, gosto de vê -los assim, tão despreocupados pela despreocupação que sentem em mim própria!”

Até lhes leio o pensamento: “que estranho a mãe não  nos está a dizer para sairmos da água que ainda nos constipamos , nem para não molharmos a roupa porque não tem jeito nenhum.”

Aquela mulher percebeu que o seu estado influencia o deles, foi claríssimo. De facto as crianças por si não têm stress, em parte eles sentem e geram stress muitas vezes pelos adultos.

Fechou o livro. Acho que lhe apeteceu pensar sobre este tema. Possivelmente ela nunca havia pensado nas coisas dessa forma. Para as crianças a consequência do molhado, da areia espalhada pelo chão da casa, o cão a sacudir -se no meio da sala, não tem consequências se eles não as observarem.

mudar

Queremos que eles não façam porque em resultado da nossa aprendizagem sabemos o que acontece, mas de facto seria importante que eles vissem o resultado prático. E ainda assim teria duvidas se os preocuparia de facto.

As suas leituras são tão diferentes das nossas, as suas prioridades são tantas outras, tive uma ideia: algumas coisas terei que aprender com eles, e possivelmente mudar-me!

E consigo faz sentido que se fizer diferente  pode obter resultados diferentes daqueles com quem se relaciona?

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: