Quando o silêncio é declarado na consulta!

O silêncio, os silêncios são os gritos surdos da nossa consulta. Os silêncios surgem quando as pessoas sentem que não há mais nada a dizer, quando as pessoas sentem que já disseram tudo, quando as pessoas sentem que não querem falar mais, quando as pessoas sentem que não vale a pena dizer mais nada, quando as pessoas sentem que dizer mais já não acrescenta nada, quando…quando… quando as pessoas sentem que querem estar em silêncio.

silencios

Mas os silêncios também surgem na consulta quando somos surpreendidos, quando ficamos sem palavras com o que acabávamos de ouvir, quando ouvimos a explicação que tanto queríamos ser tão diferente da que esperávamos e ainda tão mais válida, quando alguém diz o que estávamos a precisar de ouvir, quando alguém afinal nos demonstra que sabe o que estamos a sentir.

E é nessas ocasiões que os olhos sorriem…sorriem com gargalhadas que esvoaçam pelo gabinete e nos percorrem a todos, porque são olhos sorridentes que nos contagiam.

E nessas alturas que sinto que o meu papel de Terapeuta vale a pena, vale a pena despertar os silêncios, seja qual a razão, e vale a pena ter olhos a sorrirem, é tão bom, é tão gratificante!

Lidar com estes silêncios é do mais difícil, porque quando estamos todos no gabinete, sentados em circulo, à espera que ele ou ela diga o que … diga qualquer coisa… e ele ou ela não diz, porque prefere falar em silêncio, gera-se… uma declaração de silêncio… e o silêncio num mundo de ruído, em que está sempre algo a ser dito é difícil de alcançar, de compreender, torna-se francamente inaudível!

Bem, os outros ficam inc*om*dad*os, e ele ou ela ainda mais silenciad*s. Até que há uns olhos que sorriem!!!

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar, Parental e Conjugal

Consultas de 2ª a sábado após as 17h nos dias úteis, e manhãs de sábado. Faça o seu agendamento pelo TM 911 846 427. Clinica Biuti, em Alvalade.

 

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: