Porquê um galo, alusivo ao de Barcelos, no logo na Trilhos Familiares?

Conta a lenda do Galo de Barcelos que havia um peregrino galego que estava a percorrer o caminho de Santiago de Compostela para pagar uma promessa e de passagem hospedou-se numa estalagem minhota.

Levando consigo um enorme farnel, acabou por não fazer grande despesa na Estalagem, sendo que o dono desta, contrariado com o facto, acusou-o de roubo.

O galego, sendo desconhecido por aquelas bandas, e sem que ninguém o defendesse, acabou por ser condenado à morte por enforcamento.

O último desejo do galego foi que o conduzissem até ao juiz que o havia condenado, a fim de provar a sua inocência. O Juíz estava na ocasião num grande banquete com amigos e ninguém fez caso do que o condenado dizia. Nessa altura, ao ver na mesa do banquete um galo assado exclamou que a sua inocência era tão certa que o galo cantaria quando o enforcassem.

Conta a lenda que o que é certo é que quando foi chegada a hora do enforcamento o galo, que estava assado e pronto a ser servido para o banquete, levantou-se e começou a cantar.

Nessa altura, o juiz deu-se conta do seu erro e correu ao local em que estava a dar-se o enforcamento e espantosamente, o galego não havia sido enforcado porque os nós da corda não tinham sido bem dados. Perante estes factos foi o galego libertado e ilibado.

O galo (de Barcelos) fica assim como símbolo de fé e de justiça, dando-nos a certeza de que existe sempre uma oportunidade.

Tal como o galego, também as famílias recorrem à consulta para que tenham uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir.

start

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar, Parental e Conjugal

Consultas de 2ª a sábado após as 17h nos dias úteis, e manhãs de sábado. Faça o seu agendamento pelo TM 911 846 427. Clinica Biuti, em Alvalade.

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: