E se tivesse que caber na cama de Procusto?

procusto

A importância da tolerância e de saber lidar com o que não conhecemos.

Todos nós somos diferentes, mas uma lenda da mitologia grega deu-nos a conhecer a Cama de Procusto que continha um aforismo: a cama de ferro de medidas exatas às suas definia as pessoas que seriam poupadas.

Procusto possuía uma propriedade entre Atena e Êleusis, e oferecendo hospitalidade aos viajantes oferecia-lhes um banquete ao qual se seguia a oferta de uma noite numa cama especial, cama esta em que o viajante deveria caber na perfeição. Claro que cada pessoa sendo diferente da outra, a umas a cama ficava curta e a outras  com espaço.

Porque a sua intolerância não lhe permitia reconhecer e aceitar as diferenças de cada um, aos que fossem altos cortava-lhes as pernas, os que fossem baixos eram esticados, aliás Procusto significava o Esticador.

E nós em nossa casa, no nosso emprego, na comunidade, nas amizades, será que temos camas Procustianas? Aceitemos cada um com as su
as diferenças, não queiramos uniformizar os outros mais do que já todos somos pela sociedade em que nos inserimos e por tudo aquilo que temos que fazer para nos ajustarmos ao mundo nas suas diversas dimensões.

Temos uma vida padronizada que nos poderá fazer querer ter camas Procustianas mas esse não será o caminho. Aliás a cama de Pro”custo” tem um custo elevado para quem não caiba nela na perfeição, e esse custo não faz sentido pelo direito à diferença que todos temos.

Livre-se de Procustos e de camas Procustianas. É por isso que existem várias medidas, é para que se faça uso delas, de cada uma na sua diferença.

Alexandra Alvarez I Terapeuta Familiar, Parental e Conjugal

Consultas de 2ª a sábado após as 17h nos dias úteis, e manhãs de sábado. Faça o seu agendamento pelo TM 911 846 427. Clinica Biuti, em Alvalade.

Publicado por Terapia Familiar e de Casal - Alexandra Alvarez

Olá, sou Alexandra Alvarez, mãe de 5 filhos, terapeuta familiar e de casal, formadora e supervisora. Faço consultas com famílias e casais para "fazer acontecer" relações positivas! Uma nova oportunidade, para que todos sejam ouvidos e para que todos possam ouvir, numa perspetiva de entendimento e reforço de competências. " Family trainer " (inspiração no personal trainer), num modelo aproximado de coaching familiar, parental e de casal! Com paixão!

One thought on “E se tivesse que caber na cama de Procusto?

  1. Absolutamente de acordo! Temos a mania de moldar os outros à nossa medida, não dando importância, que na maioria das vezes o que nos fez aproximar foi exactamente a sua diferença… depois com o passar do tempo, cansa-mo-nos e começa a crítica, que tem a mania que é diferente! Como é possível que determinada maneira de estar na vida nos encante, nos apaixone e é precisamente essa mesma maneira que afasta, que farta, que se quer mudar…???!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: